Renata













Conteúdos estudados:
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
hipermídia é “o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja seqüência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário.
Hiperlinks consistem em links que vão de uma página da Web ou arquivo para outra. Quando um visitante do site clica no hiperlink, o destino é aberto, executado ou mostrado em um navegador da Web, dependendo do tipo de destino. Com freqüência, o destino é outra página da Web, mas pode também ser uma figura, um arquivo multimídia, um documento do Microsoft Office, um endereço de email ou um programa. Por exemplo, um hiperlink para uma página exibe essa página no navegador da Web e um hiperlink para um arquivo MID abre o arquivo em uma mídia player.
A autoria também é uma palavra-chave. Os alunos devem ser participantes ativos em sua própria educação. O professor deve incentivar seus alunos a criarem. A Web facilita esse processo, uma vez que disponibiliza muitas ferramentas com esse objetivo, como a Wiki, os blogs, etc. Não incentivar a AUTORIA é subutilizar os recursos da Web. Pedagogicamente falando, essa construção é importante, pois os alunos refletem sobre suas concepções espontâneas, sintetizam seu ponto de vista, e podem reconstruir seu conhecimento na medida em que analisam os resultados diante da visão do outro, uma vez que a Web exibe sua contribuição.







Pensando na dificuldade que os alunos enfrentam na busca da prendizagem da tabuada de multiplicar, procurei trabalhar o projeto "Aprender a Multiplicar", que tem como objetivo introduzir a multiplicação com a idéia de soma de parcelas iguais através do jogo de dominó.
Busca-se que a criança compreenda a multiplicação como soma de parcelas iguais através do jogo de dominó.
O aprendizado da tabuada é um conhecimento fundamental. Através dele realizamos inúmeras atividades. Quando tomamos café estamos utilizando conceitos matemáticos, quando entregamos dinheiro para o cobrador do ônibus ou passarmos o cartão magnético estamos lidando com cálculos, quando vamos ao supermercado ou quando utilizamos os alimentos que lá compramos, também estamos utilizando conceitos matemáticos. Os exemplos acima foram somente para mostrar o quanto a matemática está presente em nosso dia a dia. Mostrar aos alunos essa proximidade entre os conceitos e a prática é fundamental para que o aprendizado seja realmente significativo.


















Sugestões de Atividades Matemáticas!


Trabalhando com crianças do 4º e 5º anos, as quatro operações matemáticas:
Jogos de dominó confeccionados com material adequado;
Jogo Bingo com cartelas e operações de multiplicar;
Jogo Produto dos dados;
Jogo Pista numerada com as quatro operações;
Jogo Caça-Produtos e Caça-Quocientes;
Jogo da Memória;
Jogos Educacionais em rede.